segunda-feira, 10 de maio de 2010

1º programa

0 comentários


Intenções projetuais

0 comentários
Portanto, a necessidade de um objeto que atenda tanto este bairro, como os vizinhos, servindo assim como centro de dissipação de cultura e cidadania é evidente.

Com base nas leituras,conceitos e políticas educacionais, trago como proposta de Pré-TGI, o espaço CRIARTE, que tem como papel um lugar voltado a uma formação complementar à oferecida pelas escolas, atendendo o que Anísio Teixeira chamava de “escola-parque”, como uma formação educacional voltada a artes, cultura, auxílio
a “escola-classe”, sem esquecer de atender o ponto
chave de uma criança ou adolescente, a família.

Para tanto, acho necessário um programa que atenda desde uma criança, que busca um lugar para brincar a até uma mulher grávida, desprovida de informações, e pais sem qualificação profissional. Agindo desta forma diretamente no problema da sociedade brasileira.

Referências
fonte: criando paisagens - Abbud


No entanto, pretendo que este equipamento sirva a comunidade como um todo, e que seja além de um lugar de convivência e troca de experiências, um marco na paisagem e objeto de referência e uso para os demais bairros vizinhos.
Além de uma materialidade marcante e diferente da existente na paisagem, pretendo trabalhar com elementos construtivos de rápida execução, como concreto pré-moldado e peças metálicas, fazendo com que a obra seja rápida e econômica, possibilitando que o projeto seja utilizado em outros bairros, conforme topografia e implantação.
A necessidade do edifício interagir com o seu exterior é fato, já que o terreno possui grandes valores paisagísticos, como a nascente e a APP’s, que serão ampliados e valorizados por meio da implantação do projeto.

Foto do local
Fonte: própria


Outra das intenções projetuais é tirar proveito da topografia existente, que cai cerca de 17 m, além de permitir uma visibilidade da cota da calçada para o terreno como um todo, fortalecendo o desejo de ser um edifício para a população, onde todos permeiam e visualizam o que acontece no espaço CRIARTE.

Maquete da topografia
Fonte: própria