segunda-feira, 29 de março de 2010

Leituras de projeto -CEU

Além de o Grupo Escolar, o Centro Integrado de educação pública – CIEPs, nos anos 80, tomou como referência o conceito escola-parque, desta vez para serem implantados na periferia do Rio de Janeiro.
Assim como serviu de inspiração para os Projetos do Centro Educacional Unificado – CEU, implantados em São Paulo em áreas carentes e segregadas sócio-espacial da cidade como um todo.

A partir da carência de equipamentos presente nas áreas, é proposto um amplo programa educacional, além de esportes, lazer e áreas artísticas. Durante a semana o edifício funciona como " escola-classe" e como " escola-parque" nos finais de semana, sendo aberta a comunidade.


Projetado pelos arquitetos Alexandre Delijaicov, André Takiya e Wanderley Ariza, os CEUs são estruturas de grande porte, capaz de receber em torno de 2.400 alunos, servindo assim como pólo de cultura a todo o bairro e sua região.


A inspiração nos conceitos de Teixeira também traz a formalidade moderna para os projetos, só que desta vez em outra escala e em outros tempos. Mas no entanto, permanece a divisão funcional dos volumes, o prolongamento do bloco das salas de aula, do bloco cultural e um bloco que se opõe a essa ortogonalidade, a creche. O projeto é padronizado, fazendo uso de elementos metálicos, e concreto pré- moldado.



Sua edificação modular é capaz de adaptar-se a diversos terrenos, podendo ser implantado em outros bairros que também possuam problemas sociais e carências.

O CEU conta com 1 bloco educacional com 3 pavimentos, com circulação vertical lateral, salas de aulas ao centro do 2º e 3º pavimento, recuada apenas para criar o corredor nas laterais, proporcionando a circulação horizontal.

E é através desse recuo que o edifício interage com o seu entorno e o protege da insolação. No térreo ficam os equipamentos de apoio como a biblioteca, brinquedoteca e telecentros, entre outros.

O conjunto cultural/esportivo fechado por alvenaria conta com 1 teatro/cinema e logo acima uma quadra esportiva coberta.

A creche fica ligada ao bloco principal através de uma passarela, possui uma forma circular e fechamento envidraçado, o que permite uma ampla visão do exterior.

O complexo ainda conta com 2 quadras poliesportivas, 2 campos de futebol e 3 piscinas.



A circulação é um ponto importante desse projeto, pois permite uma permeabilidade, através da circulação vertical nas laterais, sem prejudicar o uso das salas de aula.

Além de fazer com que o edifício tenha um maior envolvimento com o seu exterior, já que sua circulação serve como varanda e área de estar.



0 comentários:

Postar um comentário