sexta-feira, 12 de março de 2010

Conceitos e Propostas pedagógicas.

Desde a década de 50 o espaço destinado a crianças e adolescentes vem atraindo a atenção de arquitetos, pedagogos e sociólogos. Com a industrialização rápida que ocorria no país, fazendo com que a população só de São Paulo somasse mais de 2 milhões de habitantes, foi necessário um programa que suprimisse o déficit educacional e cultural. Para tanto, em 28 de setembro de 1949 foi criado um convênio, onde foi assinado que caberia as prefeituras a construção de novos edifíos e ao Estado o desenvolvimento do ensino.
Para isso, foi criado a Comissão Executiva do Convênio Escolar, orgão que viabilizaria o planejamento, projeto e obras; tendo como presidente José Amadei e Hélio Duarte, arquiteto , presidente da subcomissão Executiva.
Dando início aos novos projetos de edifícios escolares, imprimindo-lhes características até então novas, os princípios modernistas, perceberam que não só os edifícios necessitavam de uma mudança, mas a educação como um todo. E foi em Anisío Teixeira que Hélio Duarte foi buscar as diretrizes pedagógicas das construções escolares realizadas pelo convênio.
Nascido em Caetité, Bahia, Anisío Teixeira acreditava que a educação era um processo de contínua reorganização e reconstrução da experiência, pois para ele essa é a característica mais particular da vida humana, e assim não se aprende para depois viver, de fato, simultaneamente vivemos, experimentamos e aprendemos, portanto escola é viver.
Teixeira, criticava a escola existente reduzida a objetivos intelectuais, a um ensino verbalista, seu desejo era que:

“ desejamos dar, a escola o seu dia letivo completo. Desejamos dar-lhe os seus cinco anos de curso. E desejamos dar-lhe seu programa completo de leitura, aritimétrica e escrita e mais ciências físicas e sociais e mais artes industriais, desenho, música, dança e educação física. Além disso, desejamos que a escola eduque, forme hábitos, forme atitudes, cultive aspirações, prepare, realmente, a criança para a sua civilização - esta civilização tão difícil por ser uma civilização técnica e industrial e ainda mais difícil e complexa por estar em mutação permanente. E, além disso, desejamos que a escola dê saúde e alimento à criança, visto não ser possível educá-la no grau de desnutrição e abandono em que vive.” ¹

Em 1947, num cenário de democratização do País finda a ditadura Vargas, e numa Bahia impulsionada pelo governo progressistas de Octávio Mangabeira, Anísio Teixeira, como secretário da educação do estado da Bahia elaborou o Plano estadual de Educação Escolar que criou conceitualmente a Escola-parque, ou seja, um espaço completo de formação educacional. Para ele, a escola deveria educar, ao invés de instruir, formar cidadãos livres mais preparados para o futuro incerto, do que transmitir um passado claro.
Inspirado nas escola comunitárias norte-americana Anísio pensa num sistema composto por “escola-classe” e “escola-parque”, onde serviriam com a educação formal, e com atividades complementares, em turnos alternados.
A obra que melhor exemplifica esse conceito é a Escola Centro Educacional Carneiro Ribeiro, do arquiteto Diógenes Rebouças, que segundo ele, apenas interpretou “uma magnífica idéia que sugeria uma arquitetura sadia, modesta e séria, através de seu programa.”



O projeto fazia parte de um pacote que previa a construção de 8 escolas parques, porém somente ele foi edificado, e num vasto período de tempo, quase 20 anos. Localizado no Bairro da Liberdade, Anísio conseguiu trabalhar mais 1 de seus conceitos, o de ter a escola como ponto de convívio social da comunidade, pois o bairro tinha grandes prolemas,como o adensamento e o seu baixo nível sócio-econômico. Visando desta maneira ás camadas populares.
Segundo Rebouças:

“vamos colocar na periferia dos bairros o sistema educacional de instruções e, dentro desse núcleo, o grande parque escolar no qual educamos os meninos. Nas escolas, nós os instruímos. Nelas, usamos a professora clássica, essa que não tem versatilidade na concepção. No parque escolar, completamos com a educação o que significa atividade de socialização, de trabalho, de educação física, de higiene, de esportes e de alimentação.” ²

Contudo, foi nesse projeto, mais especificadamente que Hélio Duarte se inspirou para propor as escolas do Grupo Escolar, onde aproveitou mais uma vez a escola como um centro social do bairro. Segundo ele, “a valorização social da escola como agrupamento unitário e ponto focal de uma comunidade, levando-a a um uso intensivo estaria, no mínimo, a duplicar o seu valor de uso e, na mesma proporção, a reduzir o seu valor de custo.”

1- TEIXEIRA ,1959, p.78
2- REBOUÇAS, Depoimento. In: ROCHA LIMA, 1992, P.148

2 comentários:

Élida disse...

Olá, Larissa!

Eu acredito que o resultado do seu projeto será muito bom, porque o seu tema propicia isso, muito legal mesmo, pois você utilizará seus conhecimentos em benefício de algo maior, ajudar as pessoas carentes, oferecendo-lhes educação, arte e cultura, tudo isso num espaço criativo que objetiva esses resultados.

Parabéns pelo blog!

Bjos

Unknown disse...

Seu projeto está maravilhoso...espero que você seja recompensada por todo esse trabalho maravilhoso,diferente!
Com certeza todo seu esforço,trabalho,tardes e noites a trabalhar vão ser recompensado quando este projeto estiver concluído.

Seu blog está ótimo
Parabéns
beijos

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