quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Educação

No período primitivo a educação formal não estava presente na forma de escolas como hoje podemos observar em nossa sociedade, mas mesmo assim era a partir dela que muitos chefes de família e sacerdotes passavam as crianças o aprendizado sobre seu ambiente físico e social, através da aquisição das experiências. Com o surgimento da escrita o aprendizado ficou restrito a algumas classes dominantes que dispunham de escolas fechadas. No entanto, foi somente no século V a. C. que a educação passa a ser entendida como uma formação intelectual e social, através de um modelo ideal de educação grega, que aparece como Paidéia¹, que tem como objetivo geral construir o ser humano como homem e também como cidadão. Já no período helenístico a Paidéia pode ser compreendida como uma orientação de vida, ou seja, apresentava-se como um conjunto de orientações seguras, que indicavam o caminho da felicidade. Os “novos” educadores, além de ensinar o homem a especular em torno da verdade, buscavam enfatizar que era preciso aprender a viver de forma virtuosa. A vivência das virtudes era a garantia de uma vida feliz, por isso, a transmissão e a prática dos valores tornou-se o conteúdo primordial das escolas nesse período.
Contudo a educação não é um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos da ideologia, por estar de fato envolvida na política.
No entanto, a escola hoje perde cada dia mais o seu potencial social, encerrada entre quatro paredes desvincula totalmente o fator comunicativo que deveria abranger. Mas que ainda com todas as deficiências físicas e pedagógicas, reflexo do abandono a que foi submetido o ensino público no Brasil, as escolas possuem possibilidades infinitas de se transformarem em locais de mudanças e pólos de irradiação de ações coletivas e transformadoras. Devido a sua potencialidade em fluxos, encontros e palco da vida social local.




1- Paidéia – Para os gregos era o único bem transmitido para a vida toda, uma educação que abrangesse questões formais, como a gramática, ginástica e aritimétrica, mas que também tratasse questões voltada a vida cotidiana, a vida política e social.

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